Translate

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Hudinilson Júnior e a exposição "Em torno de Narciso"





A exposição individual do artista paulistano Hudinilson Junior acontece no segundo andar do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP. Em cartaz desde 25 de janeiro de 2014, a mostra é composta de 31 trabalhos, que foram doados pela família do artista, falecido em agosto de 2013. Soma-se a eles mais 5 trabalhos que já pertenciam ao acervo do museu. Esta mostra precede outras duas importantes, sendo uma na galeria Jaqueline Martins, no mês de março e outra em abril, no festival de Glasgow, o que mostra o conceito elevado do artista na atualidade - instituições de peso como o Museu Reina Sofia e o Tate Modern, vale mencionar, já disputam parte de seu acervo.
Hudinilson Junior nasceu em São Paulo no ano de 1957. Em 1975, inicia o curso de artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado, onde permaneceu por dois anos e desenvolveu habilidades com várias modalidades de expressão, como: pintura, grafite, xerografia e performance.
Hudinilson é considerado um artista multimídia e é tido como um dos pioneiros no uso da “arte xerox” no Brasil, fazendo uso do corpo masculino como tema principal. Em 1979 funda com Rafael França e Mario Ramiro o grupo 3nós3, que dedicava-se a intervenções urbanas na capital paulista, tendo destaque “Ensacamento”, obra em que o grupo, numa noite de abril de 1979, cobriu com sacos de lixo a cabeça de 69 esculturas e monumentos públicos espalhados pela cidade, e que teve ampla cobertura no jornal, embora “repleta de mal entendidos”.
 
        Grupo 3nós3 – São Paulo, 1979
 Participou das Bienais de Havana (1ª.) em 1984 e de São Paulo (18ª.) em 1985, além da 3ª. Bienal do Mercosul, no ano de 2001. No ano de 1982, inicia a série Exercícios de Me Ver, sua obra mais célebre e que contribui substancialmente para a afirmação de sua poética, consistindo na reprodução xerográfica de partes do próprio corpo, que irá marcar fortemente o registro de sua arte, além de tornarem-se referência na história da performance no país. O artista, que já vinha enfrentando problemas com o alcoolismo nos últimos anos, faleceu aos 56 anos de idade, em agosto de 2013.
O tema da exposição, já evidente em seu título, é a figura mitológica de Narciso, que, para um olhar atento, se revelará presente de diferentes modos em vários dos trabalhos expostos. As raízes dessa ideia estão na obra de André Gide, Tratado de Narciso, obra que supostamente era o livro de cabeceira do artista e na qual ele teria buscado inspiração. O livro diz que Narciso buscava na lagoa, não a própria imagem, mas uma forma ancestral que se perdera no paraíso edênico. Contemplar não o satisfazia, mais do que isso, desejava possuir a imagem e por isso beijava-a na superfície do lago, percebendo, porém, que essa atitude destruía a imagem adorada. Contudo, notava que a verdade permanecia, intacta, por trás da forma. É à partir dessa reflexão, que se desenvolverá, no interior do artista, percepções, imagens e, posteriormente, os registros de vários de seus trabalhos.
Um bom exemplo da materialização dessa inspiração que, podemos ver, invade completamente o pensamento de Hudinilson é sua mala (obra: Um paulista, paulistano, urbano, viajante, de 2004), o primeiro objeto encontrado pelo visitante da exposição, onde encontram-se os objetos mais importantes para o artista, tais como: espelho, maço de cigarros, cópia de seu RG, sua própria imagem, grafitada por ele mesmo, entre outros. Ali, Hudinilson parece querer sintetizar as questões de personalidade e materialidade como elementos que se complementam na experiência quotidiana. Além desta obra, destacam-se outras que fazem certa alusão ao universo da vaidade, da interação corpo e mente, da sexualidade também, mas sobretudo analisando esse imbricamento entre materialidade e existência, identidade e corporalidade.
Importa observar que, para além de seu conteúdo homoerótico, que é óbvio na obra do artista, Hudinilson acaba por referir-se a um universo ainda mais profundo, introspectivo: à própria experiência de ter e de ser um corpo. Exercícios de Me Ver parece deixar isso bem claro. Conforme analisa Tadeu Chiarelli, “A exposição flagra como o seu interesse pelo corpo humano se constitui, seja a partir dos autorretratos produzidos à mão livre, seja por meio da colagem, em que o uso de imagens de corpos outros sugere uma percepção do real como projeção do seu próprio corpo”.
O conjunto de sua obra nos comunica, de pronto, algo de universal: o erotismo parece ser uma parte importante mas não a totalidade de suas intenções, para além dele, o artista acaba nos transmitindo algo sobre todo o prazer e também toda a angústia de possuir um corpo físico, que vive e experimenta, mas que, também, perece e morre. Assim, pode-se entender que sua obra não revela-se apenas um trabalho excêntrico, mas essencialmente filosófico, como, aliás, toda obra legitimamente artística deve ser, enquanto a arte puder ser entendida como reflexo da interioridade.
Hudinilson afigura-se como um típico artista da contemporaneidade, caracterizado como tal por vários aspectos, entre os quais, podemos destacar dois: a pluralidade de linguagens empregadas (fotografia, intervenções, performances, xerografia) e o ato de nos “ressensibilizar” sobre algo ao qual já não se presta a devida atenção, isto é, algo que já sentimos de forma mecanicizada – tratando-se, neste caso, do corpo, aquilo que nos liga ao mundo e que nos permite desfrutar sua experiência. Essa intenção está bem descrita por Regina Melim em sua obra Performance nas artes visuais: “...objetivo expresso era inverter a percepção habitual do espaço da cidade e da arte” (2004, p. 30). Embora este comentário refira-se especificamente às intervenções realizadas na cidade (pelo grupo 3nós3) ele se aplica igualmente à figura do corpo e a “percepção habitual” que dele se faz (idem).
Para se conduzir uma análise da obra de Hudinilson, há, primeiramente, uma dificuldade a ser superada: tratando-se de um artista multimídia, nos vemos forçados a eleger uma das variadas formas de registro empregadas em sua produção artística. Considerando a primazia que recebe a auto-imagem, na obra desse artista, elegemos a fotografia, para, assim, tentarmos traçar algumas análises, que de modo algum tem a pretensão de esgotar as múltiplas possibilidades oferecidas por essa, como por toda e qualquer obra de arte. Reconhecendo a infinidade de interpretações possíveis a que se abre uma obra de arte, o que faremos será apenas apontar para algumas delas.
No texto “Identidades Virtuais – uma leitura do retrato fotográfico” de Anna Teresa Fabris, reconhecemos a obra de Hudinilson em diversos aspectos. O artista, ao fazer o uso sistemático do corpo masculino e, não raro, de seu próprio corpo, parece problematizar a questão da identidade, ao lado da auto-imagem. O processo de repetição e reprodução, próprios da sociedade tecnológica, nos leva frequentemente a pensar nossa subjetividade, dissolvida na multidão. Os exemplos a que Fabris recorre, na obra de outros artistas, cuja estética se vale, também, do recurso fotográfico, como Alex Flemming e Rosângela Rennó, se aplica à produção de Hudinilson. Seus corpos aparecem, com frequência, sem cabeça, querendo nos provocar ao nos levar a refletir sobre o “aniquilamento de toda singularidade” diante das multiplicidades (FABRIS, p. 120). A fotografia, de modo geral, nos faz refletir sobre essa ambiguidade de seu resultado: se se trata de mostrar a diferença ou antes a semelhança. Fabris já nos aponta a questão ao mencionar que esses dois significados de identidade, a diferença como a semelhança, são, possivelmente, visualizados na obra de Cristina Guerra, outra artista contemporânea que faz uso do registro fotográfico na realização de sua poética.
Se a fotografia de indivíduos pode ser considerada a visualização de “uma paisagem social sobrecarregada de signos” (FABRIS, p. 124), no trabalho de Hudinilson há muito que se interpretar: suas fotografias dão conta de nos comunicar toda a carga de sentimentos, de paixão e de desejo, de aflições e anseios, de aspirações e medos, assim como, toda a brutalidade e animalidade e também toda a singeleza e delicadeza que habitam um corpo.
Nas obras xerográficas e fotográficas de Hudinilson, o que ali está estampado poderia ser chamado de “pedaços de humanidade”, o corpo e cada parte que o integra está repleto de subjetividades, mas também de universalidades, as quais o espectador imediatamente reconhece e se identifica. É essa a mensagem do artista: ao nos mostrar nossa própria materialidade, combinada com toda nossa humanidade, o artista nos revela também nossa indiferenciação. Nossas particularidades mostram-se, na verdade, generalidades, no sentido de que são vivenciadas por todos os mortais – nossos prazeres e aflições, de fato, são universais. É como se a fotografia nos chamasse a atenção para isso: somos tão particulares e tão universais; tão anônimos e ao mesmo tempo tão “conhecidos”.
Dessa forma, com sua obra fotográfica, o artista nos evoca, de certo modo, uma crise de subjetividade. A concepção serial da imagem faz isso: opera um processo de despersonalização. Por outro lado, é na fotografia que a efemeridade se converte em eternidade (é memória que persiste); a unicidade se multiplica ao infinito, percorre tempos e espaços, garantindo seu lugar na memória que reafirma aquele corpo indefinidamente.
Nessa trama, evocada pela imagem fotográfica, o corpo ainda é o “lugar” onde o sujeito guarda seus sonhos, seus mitos, suas aspirações. O artista mostra sua capacidade poética ao construir um trabalho que aproveita as duas possibilidades ofertadas pela fotografia, mas, sobretudo, fazendo prevalecer o seu lado mais positivo: de eternizar a imagem que se quer afirmar.
A exposição de Hudinilson traz ao visitante a possibilidade de descobrir muito mais e a instituição acolhedora considera, inclusive, que essa exposição vá contribuir, nas palavras da curadoria, para “uma revisão urgente e necessária dessa obra tão complexa e intrigante”, que merece ser conferida.
 

 
 

Um comentário:

  1. Eu, super jovem, assisti à performance do Hudinilson Junior, no MAC. Tenho a dizer que como proposta dá de 7X1 na polêmica performance do MAM, “La bête”, de Wagner Schwartz, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, que apresentou a obra na última terça-feira, por ocasião da abertura do 35º Panorama de Arte Brasileira.
    Para os que não conhecem...

    "Hudinilson despontou no cenário artístico do país nos anos 1980 com uma obra de forte cunho homoerótico. Seus trabalhos, como "Exercícios de Me Ver", a série de fotografias em que se retratou no que parece ser um ato sexual com uma máquina fotocopiadora, viraram referências na história da performance no país. Hudinilson foi pioneiro no uso da arte xerox no Brasil."

    Precisamos nos manifestar, discutir os rumos e as atitudes que tomaremos diante do conteúdo caótico que tem sido publicado em redes sociais.

    ResponderExcluir