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domingo, 1 de setembro de 2013

Winckelmann, um nostálgico da Arte Antiga.




O Discobolo de Miron (c. 455 a.C)



As reflexões sobre a antiguidade, de J. J. Winckelmann (1717-1768), propõem um comparativo entre a arte clássica e a arte moderna, numa análise em que o autor concebe como único meio possível, pelo qual os artistas modernos poderão se consagrar, a observação e imitação rigorosa dos antigos, dado que somente assim se consagraram admiráveis artistas como Michelangelo, Rafael e Poussin: “buscando o bom gosto na própria fonte”.

Os conhecedores e imitadores desses clássicos (gregos), encontram em suas obras-primas mais do que a bela natureza, superam-na, pois trabalham com belezas ideais, o que para eles advém apenas da própria inteligência.

Notadamente, o autor atribui honrosa superioridade à estética grega que teria um bom gosto bastante peculiar. A isso Winckelmann relaciona os costumes gregos, cultivados desde a infância e reforçados na juventude que, mais tarde, se revelam fundamentais na formação do que ele chama de “bom gosto”. Os exercícios físicos praticados no momento adequado é o que rendem a “forma nobre” à estrutura física dos jovens, tratando-se, assim, de uma educação estética que começa já no trato do próprio corpo e a perfeição dos contornos cultivada entre os antigos seria a própria inspiração para o campo artístico.

“Por esses exercícios, os corpos recebiam os grandes e viris contornos que os mestres gregos deram às suas estátuas, sem ostentação e fartura supérfluas”.

“Toda deformação do corpo era evitada com cuidado. Como Alcibíades, na sua juventude, que não quis aprender a tocar flauta porque deformava a face, os jovens de Atenas seguiram seu exemplo.”
Esses e outros apontamentos do autor nos dá uma ideia da busca perfeccionista dos gregos como uma característica forte, que se dava nas artes, mas também no âmbito da própria vida.
A bela forma do corpo era tão admirada que até mesmo as vestimentas tinham o propósito de não ocultá-las, ao contrário da vestimenta moderna, conforme observa o autor. Mesmo as mulheres, o chamado “belo sexo”, não eram privadas de mostrar seus contornos.

Na preocupação em criar belas crianças, os gregos, para estimular um aperfeiçoamento físico contínuo, organizavam competições de beleza. Uma observação inequívoca das formas do corpo desempenhava tal importância na formação dos jovens a ponto de os gregos instruírem seus filhos a estudar desenho, o que, segundo apontamento do filósofo Aristóteles, os habilitaria a julgar melhor a beleza dos corpos nessas competições.

Com respeito a essas práticas, o autor tece um elogio a superioridade dos antigos sobre os modernos em termos estéticos, cuja passagem é importante citar:


“...tudo o que foi inspirado e ensinado pela natureza ou pela arte para favorecer a formação dos corpos, conservá-los, desenvolvê-los e embelezá-los, desde o nascimento até o crescimento pleno, foi realizado e empregado vantajosamente para a beleza física dos gregos antigos, o que permite afirmar, com a maior probabilidade, a superioridade dessa beleza sobre a nossa”.


Essa passagem nos confunde, de certo modo, sobre a ordem do raciocínio: se é a perfeição na arte que inspira a busca de um corpo perfeito ou o inverso. Contudo, nos momentos seguintes, a questão parece se esclarecer: o autor afirma que, sendo o povo grego aquele que valorizava desde cedo os prazeres e a alegria, a liberdade dos costumes foram preservadas, de forma que o homem não fora privado de ver a natureza em sua pureza, ou seja, o nu não era uma preocupação e justamente isso permitia aos artistas desfrutarem de visões naturais, como os movimentos dos músculos, os contornos do corpo, as expressões sinceras (e não de um modelo). Partindo dessa análise, não nos deixa dúvida de que a arte perfeita é que foi consequência e o cultivo do corpo a inspiração.
“...cada festa entre os gregos era uma oportunidade para os artistas conhecerem da maneira mais exata a bela natureza”.

Esse fato, entre outros, é o que distingue a arte grega da arte moderna - a oportunidade quotidiana de observar o belo que era privilégio da primeira é justamente a desvantagem da segunda.
Para Winckelmann, essas diversas oportunidades de observar a natureza renderam aos antigos uma tal habilidade que, na busca de se aproximarem dela (a natureza), foram ainda mais longe e superaram-na, construindo leis de perfeição com bases tão rigorosas que criaram uma beleza idealista; não se limitando a seguir bases realistas, acabaram por assumir no processo artístico também a função de melhorar a natureza:  “certas noções que deviam se elevar acima da própria natureza; uma natureza espiritual concebida somente pela inteligência constituiu seu modelo ideal”.
Exposto isso, o autor considera que o caminho mais curto a ser percorrido por aqueles que queiram atingir a qualidade dos antigos, será mais estudando a beleza das estátuas gregas do que a própria natureza.

“Mesmo se a imitação da natureza pudesse dar tudo ao artista, este não lhe deveria a exatidão de contorno que somente os gregos podem ensinar”.

“O estudo da natureza para o conhecimento do belo perfeito deve ser, no mínimo, um caminho mais longo e penoso do que o estudo das obras da Antiguidade”.

“Quando o artista constrói sobre essa base e deixa a regra grega da beleza dirigir sua mão e seus sentidos, está no caminho que o levará com segurança à imitação da natureza”.

Dentre as qualidades que, segundo Winckelmann, distinguem a obra dos antigo, além da bela natureza cultivada e o contorno nobre desenvolvido por eles, além da simplicidade e singeleza de sua arte, o autor comenta, também, a técnica do panejamento, ou seja, o modo como cobriam o nu das figuras. O autor aprecia as dobras perfeitas que, sem ocultar os “belos contornos”, são feitas de vestes finas e molhadas, aderindo ao corpo que “aparece ao olhar sem constrangimento”.

Com tudo isso o autor reforça, como objetivo principal de seu texto, a ideia de que os principiantes sigam, para obterem um trabalho bem sucedido (e como fez Michelangelo), um modelo de trabalho em total conformidade com o gosto genuíno da Antiguidade.

Sobre as pinturas, Winckelmann lamenta não podermos testemunhar o mesmo talento observado na escultura (devido ao “tempo e a fúria dos homens”), contudo mostra-se convicto de que os mesmos elogios poderiam ser feitos para as duas artes igualmente, não obstante o fato de se negar aos gregos o dom da perspectiva, o que para o autor funda-se sobre bases equívocas, dado que as pinturas que se tem por modelo são de baixo relevo e foram descobertas em Roma, de modo que, possivelmente, não se pode nem qualificá-las como gregas.

Em suma, podemos sentir, nos argumentos de Winckelmann, todo o entusiasmo de uma época (século dezoito) que admira e nutre forte nostalgia pela glória vivida na Antiguidade, que deixou fortes indícios de um espírito elevado e senso estético extraordinário, gerando um desejo impetuoso de se buscar um resgate desses modos, clássicos, como a maior grandeza que se pode alcançar. A paixão com que o autor descreve os valores estéticos e mesmo os modos de vida na antiguidade (o que contribuiu para sua estética primorosa) nos permite imaginar a esperança que invadiu o espírito daquela época.







Bibliografia:
WINCKELMANN J. J. “Reflexões sobre a arte antiga”. Porto Alegre: Movimento, 1975.


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